ago 24 2014

O Que é Kali Yuga?

De acordo com as Escrituras Hindus (especialmente Srimad Bhagavatam), nosso Universo passa por 4 Eras ou Ciclos, que estão dentro de um ciclo maior (Maha Yuga).

É dito que um dia de Brahma (Criador) dura 4.320.000.000 de anos. Cada dia é dividido em 14 períodos, cada período tem um Condutor, ou um Regente cujo nome é Manu, e cada período é chamado Manvantara.

O atual Manu é Vaivasvata, o filho do Deus-Sol, responsável por conduzir a quinta-raça que veio após a queda da Atlântida.

Já se passaram 6 períodos, estamos atualmente no sétimo.

O Manvantara é dividido em 71 Maha-Yugas. Atualmente estamos no 28º Maha-Yuga.

Cada Maha-Yuga é dividido em 4 Yugas, que são:

Satya-Yuga, cuja regência é de Júpiter e tem um total de 1.728.000.000 de anos.

Tetra-Yuga, cuja regência é do Sol e tem um total de 1.296.000.000 de anos.

Dvapara-Yuga, cuja regência é da Lua e tem um total de 864.000 de anos.

E finalmente Kali-Yuga, cuja regência é de Rahu com 432.000 anos.

Estamos atualmente em Kali-Yuga. Acredita-se que esse ciclo começou por volta de 3.100 A.C.

Kali-Yuga é o Ciclo do Ferro, onde predomina a ignorância, porque a regência é de Rahu, o planeta que rege, entre outras coisas, o materialismo absoluto, a obsessão, ocultismo, epidemias, venenos, invenções, mistérios, etc.

Segundo alguns trechos do Srimad Bhagavatam, esse ciclo do Kali-Yuga traz diversos tipos de distúrbios dentro da família, violência nos comportamentos, falta de religiosidade, o valor de um homem será julgado a partir da riqueza que possui, a força bruta determinará o certo e o errado, a natureza se torna desequilibrada com calor e frio excessivos, etc.

Contudo, a parte de maior destaque seria o materialismo, forte atributo de Rahu, o que justifica muito do que ocorre nos dias de hoje: o culto ao corpo, a necessidade de mantê-lo eternamente belo, com exercícios por vezes exagerados, plásticas, cremes, revistas que tratam desses assuntos, a busca por uma matéria completamente ilusória e impossível de manter.

O ciclo de Kali-Yuga é um ciclo difícil de se viver, mas faz parte de um contexto totalmente necessário para a evolução humana.