Por Que Existem Períodos Difíceis em Nossas Vidas? (Parte 1)

O Mapa Astral Védico nos proporciona a oportunidade de auto-conhecimento e, em consequência disso, a compreensão para entendermos porque determinados fatos desagradáveis acontecem ao longo de nossas vidas.

Obviamente, cumprindo a Lei da Polaridade, todos passamos por períodos bons e períodos ruins, pois vivemos na Roda de Samsara.

A Astrologia Védica explica que há diversos fatores que causam esses momentos auspiciosos – e os “momentos negativos”, por assim dizer.

O mais importante desses fatores é o chamado Sade Sathi (que dura sete anos e meio). Ele ocorre quando o planeta Saturno transita sobre os signos ao redor da Lua, de acordo com sua localização em nosso Mapa Astral.

Esse trânsito acontece por 3 vezes durante nossa encarnação. Saturno transita sobre um signo por um período de 2 anos e meio. Então, por exemplo, se uma pessoa tem sua Lua Natal no signo de Escorpião, quando Saturno entra no signo de Libra, começa o período de Sade Sathi.

Depois disso, fica por 2 anos e meio em Escorpião, mais 2 anos e meio em Sagitário e, por fim, entrando no signo de Capricórnio, encerra-se o Sade Sathi.

Hoje, temos Saturno a 21º de Sagitário, em movimento retrógrado.

Isso significa que Saturno deverá entrar em Capricórnio no final de Janeiro de 2020 – não podemos nos esquecer que a Astrologia Védica Levar trabalha com o Sistema Sideral.

Os efeitos de Sade Sathi geralmente começam a serem sentidos por volta de 45º antes e depois da posição da Lua Natal.

A Lua corresponde às nossas emoções, então essa será a parte mais atingida, sofrendo com muitas flutuações: melancolia, apatia, fúria, stress, etc.

Contudo, mesmo durante esse trânsito podem ocorrer acontecimentos inusitados que aparentemente são bons, mas que também trazem aborrecimentos. Donald Trump foi eleito durante o trânsito de Sade Sathi. Dilma Rousseff sofreu o impeachment quando estava passando por esse trânsito.

Atualmente, o trânsito de Sade Sathi está ocorrendo nos seguintes signos (considerando o sistema Védico):

  • Lua no signo de Escorpião, que encerrará em meados de Janeiro/2020;
  • Lua no signo de Sagitário, que está no auge desse trânsito;
  • Lua no signo de Capricórnio, que está iniciando o trânsito.

Temos que levar em conta também o Dasha/Bhukti (período e sub-periodo) que o indivíduo está passando. Yogas existentem no Mapa Astral, e isso certamente é relevante, já que tendem a suavizar ou complicar esse trânsito.

Remédios para abrandar os efeitos negativos do trânsito de Sade Sathi são as pedras safira azul ou onyx.

Em breve, escreverei a Parte 2 desse artigo, trazendo mais detalhes sobre esse tema fascinante. Aguarde!