«

abr 06 2017

O Eixo Kármico de Nossas Vidas: Rahu e Ketu

Rahu e Ketu são conhecidos como Chaya Grahas (planetas sombras). Estabelecem o Eixo Kármico, que costuma trazer diversos desafios durante seus períodos e subperíodos em nossas vidas.

Como não regem nenhum signo, tendem a absorver as qualidades e comportamentos dos planetas que estão associados, ou mesmo do regente do signo onde se localizam.

Rahu, um planeta material, nos dá coisas… porém, sempre com um preço. Por exemplo: uma pessoa pode se tornar famosa e atingir sucesso financeiro, mas também acaba perdendo sua privacidade, o que proporciona muitos dissabores para o seu dia a dia.

Rahu associado com Vênus ou Júpiter, dependendo das condições do resto do Mapa Astral, pode trazer riqueza. Porém, Rahu associado com Saturno pode gerar muito sofrimento para os assuntos da Casa onde está localizado. É bastante comum a ocorrência de um quadro depressivo quando vemos essa combinação em um Mapa.

Ketu, um planeta spiritual, costuma negar os significados do planeta com o qual está associado. Por exemplo: Ketu com Sol pode produzir baixa autoestima e, em alguns casos, indicar a perda do pai precocemente.

Seus períodos geralmente trazem transformações. Em se tratando de signos cardeais, são fortes indicadores de mudanças inesperadas no trabalho, carreira, localidade, etc. Isso pode ocorrer nas transições de períodos planetários.

Ketu pode dar excelentes resultados em assuntos religiosos no seu Dasha (período), mas também pode produzir uma falta de interesse na área da vida representada pela Casa onde está localizado.

Quando Rahu e Ketu estão localizados na Casa XI (metas atingidas), geralmente não trazem grandes transtornos em seus períodos.

Em sua polaridade negativa, Rahu pode levar a uma expansão que conduz à limitação – como comer em excesso, por exemplo, causando uma doença em consequência disso.

Rahu é o exagero e Ketu o oculto.

Rahu associado a Marte pode trazer uma personalidade violenta.

Rahu na Casa VI (inimigos) é auspicioso pois a pessoa derrota seus inimigos. Ketu na Casa XII (liberação da alma) pode produzir uma mente espiritual: a pessoa tende a buscar o entendimento da razão de sua existência neste plano durante toda a encarnação.

Rahu revela a área da vida onde temos propensão ao desequilíbrio e obsessão.

Rahu é o apego e Ketu o desapego.

Rahu na polaridade positiva traz ambição, coragem, pioneirismo, etc. Por outro lado, em sua polaridade negativa, gera forte instabilidade, compulsão, mudanças, etc.

Ketu na polaridade positiva traz intuição, espiritualidade, quietude, etc. Na polaridade negativa proporciona insatisfação, desilusão, isolamento, etc.

Rahu procura a matéria e Ketu a libertação da matéria.