As Características dos Rashis e Grahas

A Moolatrikona (do sânscrito, “ótima posição para o planeta”) do Sol é Leão, uma Casa de Fogo. O Sol se exalta em Áries, outra Casa de Fogo. O Sol também é amigo do regente desse signo, Marte. Sol representa o Rei, e um Rei necessita dos serviços do Comandante das Armas (Marte) mais do que de seu Guru ou Conselheiro, Júpiter, que é o Regente de outra Casa de Fogo. O Sol confia inteiramente no Chefe das Armas e o Chefe aceita completamente a liderança do Rei.

A Lua se exalta em Touro, porque a Casa é feminina. O regente de Touro é Vênus, que também é um planeta feminino. Entretanto, pelo fato da Lua ser inimiga de Vênus, o nativo que tem a Lua exaltada não desfruta de uma paz mental plena. Contudo, Vênus não representa grandes prejuízos por ser um planeta de natureza benéfica.

Marte se exalta em Capricórnio, que é uma Casa Inimiga. É a natureza dos soldados se depararem com inimigos. Saturno, que é o regente de Capricórnio, também é de natureza maléfica. O valor que Marte exibe em campos inimigos é análogo aos do Deus Krishna que aniquilou Kamsa em seu próprio palácio. Krishna tem Marte em Capricórnio!

Mercúrio se exalta na Casa de Virgem. Por ser sua própria Casa, o nativo com Mercúrio exaltado geralmente tem a natureza de não se envolver com a vida dos outros. Outra casa que é regida por Mercúrio, Gêmeos, não é Moolatrikona nem exaltação para os demais planetas.

Júpiter é regente de uma das Casas de Água, Peixes. Júpiter se exalta em Câncer, que também é uma Casa de Água. Na Casa da Rainha (Lua) e centro do poder, o Guru é um convidado muito bem recebido. Júpiter obtém apreciação e riqueza de seus anfitriões, devido à sua sabedoria em todas as áreas.

Vênus se exalta na Casa de Água de Júpiter, Peixes. Embora ele não seja regente de nenhuma Casa de Água, ele é um planeta de Água, então ele se sente muito confortável em Peixes. Como Peixes é um signo regido por um benéfico natural, Vênus proporcionará amplos prazeres para o nativo que este planeta exaltado. Entretanto, Júpiter e Vênus são inimigos, mas por Júpiter possuir SatwaGuna (“natureza divina”), ele recebe bem seu convidado em sua Casa.

Saturno é Moolatrikona num signo de Ar. Ele também é considerado um planeta de natureza (Ar), então ele se exalta em Libra, que também é um signo de Ar. Vênus e Saturno são amigos. Embora Saturno seja de natureza maléfica, ele consegue exaltar suas qualidades quando acompanhado de seus amigos. Entretanto, seus amigos sofrem com essa condição devido a um karma ruim, mas por outro lado, seus amigos minimizam seu lado negativo.

Adaptado de um texto de Sampad Das.